terça-feira, janeiro 26, 2010

Pessoas!

Hoje resolvi voltar a escrever aqui...e falar sobre PESSOAS.

Existem vários tipos de pessoas... que eu aprendi a conhecer ao longo destes anos...
Vou começar falando daquela que quer ser tu.

Personalidade? Vontade própria? Estilo? Onde ficam estas coisas? Admirar alguém pelo que a pessoa é, tanto profissionalmente como no jeito de levar a vida, é saudável. Ou então pela inteligência e pela capacidade de resolver os problemas. Tem como curtir o jeito das pessoas se vestirem, mas de uma forma de admiração. Mas como é ruim quando alguém te olha e tu imagina o pensamento da criatura: Ai, como eu queria ser que nem ela!...Ui, sai prá lá! Vai te achar. Eu já me achei!

Gosto e me identifico com pessoas mais velhas. E sei que elas também me admiram. Aos 25 anos tenho assunto pra conversar com criança e com velhinhos. Como é bom conviver com pessoas mais velhas. Poder ouvir conselhos, experiências divinas e palavras sábias. E o melhor é quando elas te querem bem, que aí sim, só acrescentam. É bom ser bem quista por pessoas assim. Formam uma base bacana. E eu adoro.

Tem também aquelas que não sabem aproveitar uma oportunidade. Vivem reclamando da vida. Não faziam nada de proveitoso no dia e então surge um novo curso, um novo trabalho, um novo amor. Ou qualquer coisa que seja novo e bom. Sim, tudo tem o lado ruim. Mas eu prefiro olhar sempre pro lado bom. Não queria uma ocupação? Não queria preencher a mente? Encher o bolso? Amar alguém? Então está reclamando do quê mesmo? Que não tem mais tempo pra ver a novela? Ou que ta cheio de contas? Ou então que o namorado brigou...Coisa boa! Que bom ter no que pensar, o que aprender. Só fizemos conta quando temos dinheiro (os sensatos, claro), então “vâmbora” trabalhar! O namorado brigou? Pensa na reconciliação...vai ser melhor depois!

Na nossa volta existem muitos outros tipos de pessoas. As que acrescentam. As que querem te sugar. As que querem te apoiar. Ou então querem te derrubar. Tem também a que te olha de canto e não fala nada. Mas que quando tu vira de costas, fala até o que não deve. Tem a que te olha escancarada e te dá um elogio que faz tu ganhar o dia. Tem as cínicas, as queridas, as sinceras, as egoístas. As recalcadas, as mal-amadas, as mal-humoradas. Ah, mas tem também as admiradoras, as bem-amadas, bem-humoradas. Tem gente de tanto jeito. Que bom. Elas aprendem conosco e nós com elas. O que eu penso? Que cada uma tem seu jeitinho, seu papel na nossa vida e que cabe a nós tirar o melhor disso tudo. Com juízo e muito respeito.