quarta-feira, outubro 26, 2011

Dicas para mamães de primeira viagem


Na internet, o que mais encontramos são listas de enxovais do que não pode faltar para o bebê. E elas são sim muito úteis. Porém, enquanto eu estava grávida, não encontrei nenhuma lista útil para o dia-a-dia, itens que toda mãe (de primeira viagem ou não), tem que ter em casa.

Conchas de amamentação: sei que tem vários tipos e cada uma dela ajuda em alguma coisa. A que eu comprei é a anti-empedramento da Promillus. Elas são boas para o leite não vazar, principalmente enquanto o nenê mama, pois o outro peito fica jorrando leite. Também ajudam o seio a não grudar no sutiã e, com isso, não machuca o bico. São meio carinhas (acho que uns R$ 40), mas vale muito a pena.

Rede para banheira: só com essa rede que eu tive coragem de dar banho no Vitor. E isso, depois dos 2 meses. Elas são ótimas porque não corremos o risco do nenê cair dentro da banheira e dá um super apoio para o braço.

Fraldas de pano: e aí também entra fraldinhas de boca, toalhinhas, etc. A maioria dos bebês tem refluxo e ter sempre uma fraldinha por perto é obrigatório. Deixar uma sempre perto na hora do mamá e depois, na hora de arrotar, fazer de babador. Salva de vários “banhos de vômitos”. E ter muitas não é exagero, porque o ideal é colocar pra lavar depois de cada “usada”.

Móbile pro berço: é um grande aliado para alguns minutos de descanso, além de fazer super bem pro desenvolvimento do bebê. O Vitor é louco pelos bichinhos pendurados e, nos dias mais inspirados, passa bons minutos entretido com eles.

Trocador de fraldas: a bancada para trocar é mais do que essencial. Ali em cima eu troco fraldas, roupas e coloco a banheira. O meu fica em cima do berço, encaixado.

Funchicórea: é o verdadeiro santo remédio. Da época de nossas bisavós, o pozinho acalma o bebê como um passe de mágica. É só colocar um pouquinho na chupeta (que é outro item obrigatório pra mim), que o choro acalma. Só não sei se é pelo efeito ou pelo gostinho doce. E não faz mal, dizem. E eu acredito.

Vou pensar em mais algumas coisas legais sobre os primeiros meses como mamãe e daí escrevo mais!