sexta-feira, outubro 19, 2012

De um casal para uma família!


Ontem recebi a notícia que teremos mais um baby na família Nascimento. Os primos Rafa e Fábio serão os papais do ano. E ao ler um post da Rafa hoje, no Face, comecei a refletir sobre as mudanças que um filho traz na vida do casal. E resolvi escrever esse texto pra eles e pra quem está nessa fase da vida.
Acho que a primeira sensação é da cumplicidade. Achei uma definição bem boa: “Apoiar o outro em suas decisões, sem tentar interferir em suas idéias, ou crenças, aceitar os limites do outro, saber ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que você não concorde, para que o outro possa lhe ouvir também, dividir o espaço sem romper seus limites, trocar experiência e não competir entre si”. É isso e muito mais que um filho nos ensina.
O respeito e a admiração pelo outro aumenta ainda mais. A parceria então, nem se fala. Claro que a mulher acaba ficando um pouco mais sobrecarregada, mas faz parte do nosso papel. E por isso que eu disse da importância da parceria. Poder contar com o maridão é tudo na vida. Desde ele entender que precisamos dormir - e só dormir, até ele limpar a casa, inventar comidas, trocar fraldas, dar banho e muitas outras coisas. Mas claro, também não podemos esquecer deles, de reservar um tempinho para mimá-los, beijá-los e dizer o quanto eles são importantes nas nossas vidas.
Ter um filho é muito legal. Eles nos despertam sorrisos no meio da madrugada, nos dão sustos, nos encantam com um simples piscar de olhos, nos ensinam tanta coisa...e nos cansam, claro.
Cada dia é um novo dia. E a gente só sabe de tudo isso quando eles nascem, porque o que imaginamos antes de sermos pais é totalmente diferente do que quando nos tornamos realmente. A mãe sente coisas mágicas quando carrega o bebê. Quando ele mexe, é inexplicável. O pai, por mais que se esforce, não entende. É distante pra ele, por incrível que pareça. Mas o verdadeiro amor de mãe só nasce quando o filho nasce. E o pai só vira pai quando escuta aquele chorinho. Até lá, são sim sentimentos novos, mas não se comparam com o pós-parto.
Rafa e Fábio: parabéns. Aproveitem esse momento para aprender, para amadurecer, para ficarem sozinhos. Absorvam tudo que vier de bom e também de nem tão bom assim, porque ter um filho é bom demais, mas traz consigo muita coisa que temos que aprender como lidar. Vai ter muuuuuuuita gente, eu disse muuuuuuuuuita gente querendo se meter, dar conselhos (sim, eu me incluo). Tentem filtrar, porque cada caso é um caso. E contem sempre com essa família maluca e que também aprende como ser ainda mais feliz a cada dia, com o nosso príncipe.